Categoria é convocada para julgamento no STF na próxima quarta-feira dia 10/10

O SINTECT/DF convoca todos os trabalhadores do Distrito Federal e entorno a comparecerem em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 10 de outubro, a partir das 14 horas, para acompanhar o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) nº 589998, oposição da ECT à decisão que impede demissões injustificadas nas empresas públicas. Mais uma vez, vamos mostrar a nossa força para que a direção dos Correios não alcance a vitória nesse novo ataque.

Repudiamos a contestação da ECT sobre a estabilidade dos empregados. Além de argumentar sempre por retiradas de benefícios e conquistas históricas, agora, a empresa questiona também o nosso emprego. No entanto, é obrigatório às estatais motivação para a dispensa dos empregados. Essa decisão é de 5 de outubro de 1988, como expressa o artigo 37 da CF/88.

Ainda, de acordo com a Orientação Jurisprudencial nº 247 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em vigor, a dispensa de empregados públicos pode ser sem motivo, com exceção dos trabalhadores dos Correios.

O julgamento havia sido marcado para a última semana, dia 3, mas, como o processo faz parte de uma lista de outros julgamentos, não houve tempo suficiente. Logo, o Supremo remarcou para esta quarta-feira (10).

É fundamental que os trabalhadores façam quorum no dia. A mobilização é nosso maior instrumento de luta contra as intenções da ECT. Precisamos clamar forte por justiça, para que a nossa estabilidade não seja mais um alvo dos Correios, além das facilitações que a direção promove para enxugar o quadro de empregados e sucatear ainda mais a estatal. É o futuro do emprego e das famílias que está em jogo.

Nota Informativa RE nº 589998 Dispensa Imotivada

 

FONTE: SINTECT/DF

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Associação dos Analistas de Correios do Brasil

SGCV, LT 11, Bloco C, SL 121, Park Studios, Zona Ind. Guará – Brasília- DF, CEP 71.215-610
CNPJ 24.712.944/0001-50
Portal: www.aacb.org.br
Direto: contato@aacb.org.br

Associação dos Analistas de Correios do Brasil,

SIGA-NOS

»